Tipos de testes realizados na análise sensorial

A análise sensorial é uma das maneiras científicas de analisar a percepção das pessoas sobre um certo produto, englobando todas as suas características. O uso dos sentidos (olfato, visão, paladar, audição e tato) é de extrema importância, pois é através deles que a pessoa escolhe o produto que mais lhe agrada, seja pelo melhor sabor, o melhor aroma ou textura. Diversos métodos são empregados nessa análise, cada qual com seu objetivo específico. Vamos explorar um pouco sobre cada um deles.
Testes discriminativos
Os testes discriminativos determinam se existe alguma diferença sensorial significativa entre as amostras. Eles se subdividem em testes direcionais ou simples. É importante lembrar que esse tipo de análise sensorial utiliza avaliadores não treinados, ou seja, os próprios consumidores. As sub-divisões são:
- Teste simples: Seu objetivo é puramente “qualitativo”, ou seja, busca apenas verificar se existe alguma diferença entre as duas amostras. Logo, o foco não é determinar em qual aspecto eles se diferenciam, mas sim, se essa diferença existe ou não.
Exemplos: Teste triangular, duo-trio, comparação múltipla (para três ou mais amostras).
- Teste direcional: Diferentemente do teste simples, o direcional tem caráter “quantitativo”. Portanto, ele é capaz de identificar qual aspecto do alimento está a diferença. Por exemplo, um avaliador que ao ingerir o alimento da amostra 1 percebe que um é bem mais doce e com aroma mais presente do que a amostra 2.
Exemplos: Comparação pareada e teste de ordenação (para três ou mais amostras).
Testes descritivos
- Perfil de sabor;
- Perfil de textura;
- Análise descritiva quantitativa (mais utilizado na categoria);
- Perfil livre;
- Tempo-intensidade;
- Check-all-that-apply (CATA) (A exceção aqui é a possibilidade de ser realizado com avaliadores não treinados).
Testes Afetivos
Os testes afetivos avaliam a preferência e/ou aceitação em relação as amostras avaliadas. Esses tipos de análise sensorial são amplamente utilizados em grandes empresas alimentícias, já que os consumidores mudam seus gostos em intervalos relativamente curtos. O teste mais conhecido e usado é o de aceitação, mas também existem os testes de ordenação-preferência e comparação pareada de preferência. Vale destacar que esse teste pode ser realizado isoladamente ou como complemento aos testes discriminativos e descritivos.
Por que escolher o teste sensorial certo faz a diferença?
Cada um dos testes citados segue uma metodologia rigorosa, assim como outras análises aplicadas na área de alimentos. Além disso, utilizam ferramentas estatísticas que ajudam a interpretar os resultados com precisão. No entanto, para que esses dados realmente contribuam para o sucesso do produto, é essencial escolher o teste sensorial mais adequado ao seu objetivo. Por isso, contar com o suporte de uma consultoria especializada garante a aplicação correta dos métodos e decisões mais seguras no desenvolvimento de alimentos.
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