“Mercado empreendedor nos próximos anos” por Giovana Barboza, ex-Gerente de Comunicação e Marketing Digital da Legado Consultoria Júnior.O mundo está sempre mudando e com as revoluções tecnológicas do último século, essas mudanças têm tomado proporções enormes que influenciam nosso modo de comprar, nossos hábitos, pensamentos e, principalmente, empreendimentos.
Como o mercado empreendedor vai se comportar ao longo dos próximos anos?
Essa é uma dúvida que pode ser tanto assustadora quanto promissória, dependendo do ponto de vista. Neste artigo, trataremos desse assunto, mostrando as tendências do mercado para o futuro próximo e discutindo sobre como a atualização nos estilos de negócios são inegáveis a essas modificações.Com os avanços tecnológicos, tudo se torna muito mais dinâmico. O consumidor cada vez mais exige rapidez e desburocratização de seu atendimento, seja na hora de comer ou até mesmo na hora de pagar suas contas. Um exemplo dessa transformação é o sucesso dos bancos virtuais (como Nubank e Banco Inter). Nesses, basta ter um smartphone e tirar foto de seus documentos para abrir uma conta em poucos minutos, sendo essa a facilidade que o consumidor busca. Segundo pesquisa feita pela Cantarino Brasileiro, 54% dos usuários de bancos tradicionais têm interesse em abrir uma conta digital, o que mostra uma grande migração dos usuários para aquelas empresas que estão inovando no mercado.Já dentro das empresas, ocorrem várias alterações na forma de trabalho. As tarefas são cada vez menos operacionais e mais estratégicas. Home office, jornada de trabalho flexível, remuneração atrelada a metas e coworking são revoluções nos modos tradicionais de expediente que flexibilizam o serviço e dão maior autonomia aos empregados, resultando no crescimento da produtividade e da criatividade no ambiente de trabalho.
Sustentabilidade nos processos
Aumentar a sustentabilidade é outro ponto muito presente na atualidade e para o futuro. Grandes empresas se veem obrigadas, hoje, a repensar o seu modo de produção (incluindo o pós-produção, ou seja, tratamento dos resíduos) de forma a serem mais responsáveis com os animais e todos os outros recursos naturais do nosso planeta. O pensamento de que “tudo que existe pode ser melhorado” é um dos principais focos de jovens empreendedores, que buscam aplicar todo o conhecimento desenvolvido na área de otimização e focam na produção sustentável, tanto por suas próprias diretrizes quanto pelas exigências de seus consumidores.Os testes em animais, por exemplo, são uma etapa da produção principalmente de cosméticos que vêm sendo extinguida de várias produções nacionais e internacionais, inclusive de marcas nacionais conhecidas como Natura e Lola Cosmetics. Ter o selo “cruelty-free” é uma demanda crescente por mais sustentabilidade e menos sofrimento aos animais, feita pelo público-alvo destas marcas.
Como se adaptar para o mercado do futuro?
Valoriza-se pensar como o consumidor pensa e não mais fazer com que o mesmo compre de acordo com o que a indústria quer. A personalização do atendimento está em alta. Tratar cada cliente como único, com envio de e-mails e cupons de desconto personalizados, por exemplo, é um investimento que muitos empreendedores têm feito e traz muitos resultados. Investir na fidelização daqueles que já conhecem a marca, têm confiança no serviço daquela empresa e não a comparam com outras na hora de escolher é significantemente mais rentável do que dedicar tempo a novos consumidores que não têm uma já relação estabelecida com a marca.Podemos concluir que o futuro do mercado empreendedor será desafiador e os empreendedores terão de passar por muitas atualizações para ficarem a par das demandas do mercado. Porém, sabendo dos obstáculos que podem ser enfrentados, esse período também pode ser de muita prosperidade àqueles que souberem se adequar.
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