Logística Reversa e seus benefícios
Por Felipe Pixinine, Coordenador de Viabilização da Legado Consultoria
As últimas décadas têm sido fundamentais para o desenvolvimento de uma cultura organizacional que se preocupa com o impacto dos meios de produção sobre o meio ambiente. De acordo com a pesquisa da Nielsen, 66% dos consumidores ao redor do mundo dizem que preferem comprar produtos e serviços de companhias que impactem positivamente na sociedade. Esta preferência se expande para outras áreas também: 62% deles preferem trabalhar para empresas com esse tipo de iniciativa e 59% preferem investir nelas. 46% dos consumidores dizem estar dispostos a pagar mais por produtos e serviços de companhias que se importam com as consequências causadas por seus produtos e serviços.
É nesse quadro apresentado que surge, baseado nos princípios da economia circular, o conceito da Logística Reversa. Um processo que gera a responsabilidade das empresas produtoras pelo ciclo de vida dos produtos que fornece, viabilizando uma solução final ambientalmente adequada.
O que é Logística Reversa?
Como o nome já sugere, diferentemente da Logística Comum, a Logística Reversa, também conhecida como Logística Inversa ou PRM (Product Recovery Management), termo criado na década de 90, pode ser definida como o conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento final adequado à qualquer produto, seja voltar para o mesmo ou diferente ciclo produtivo, principalmente por meio da reutilização ou reaproveitamento. Assim portanto, fechando o ciclo de vida do produto, caracterizando uma economia circular.
E no Brasil, foi amplamente divulgada a partir da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), política a qual visa uma série de atividades, restrições e obrigações à diferentes setores industriais, governamentais e civis visando táticas para a preservação ambiental junto ao desenvolvimento industrial, com a Lei nº 12.305, em agosto de 2010. Desta maneira, a logística reversa cria obrigações e responsabilidades para que as empresas coletem e deem a destinação final adequada dos resíduos.
Como funciona a Logística Reversa?
Para a absoluta e efetiva realização do sistema de Logística Reversa é necessário que diversos fatores atuem em sintonia. Desde tecnologia de sistemas de informações a serviços de apoio à clientes, estrutura física de recebimentos, manuseio e armazenamentos de produtos, até os meios de transporte das mercadorias.
Este processo consegue ser dividido em 3 principais etapas, tanto para a Logística de pós-consumo quanto de pós-venda:
1) Inicialmente o consumidor deve devolver o produto ou a embalagem ao distribuidor ou comerciante, dependendo do tipo de operação realizada.
2) Posteriormente o comerciante deve remeter ao fabricante ou importador o produto recebido
3) Finalmente, este, por sua vez, reencaminha o item que foi recepcionado por último para que ele possa ser reutilizado, reciclado ou, ainda, que tenha o descarte adequado de acordo com o seu material, seja pela própria organização ou por meio da distribuição para ONGs ou associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
Por que adotá-la?
Para alguns setores, como o de agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, entre outros, esta prática é obrigatória. Porém, mesmo que sua organização não seja legalmente obrigada a adotar a prática de Logística Reversa, não faltam exemplos dentre as grandes empresas do mercado que utilizam da Logística Reversa como fonte de diminuir custos, gerir resíduos e melhorar a imagem da empresa. BridgeStone, Natura, Guaraná Antártica e Vivo são alguns exemplos. Essa ferramenta que visa manter o equilíbrio entre a atividade empresarial e a natureza resultando em diversos outros benefícios para os empreendimentos que buscam aproveitar essa oportunidade.
Aí vai uma lista de vantagens que são geradas com a utilização da Logística Reversa em uma organização, independente do seu porte.
- Potencial Redução de Custos
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, em 2014 o Brasil perde, em média, cerca de 8 bilhões de reais em faturamento por não reciclar todo resíduo possível.
- Melhoria do Processo Produtivo
Para manter o sistema da Logística Reversa é necessário ter pleno conhecimento e controle de seus processos produtivos, buscando sempre a eficiência.
- Desenvolvimento Relacional com Clientes
A consciência ecológica é um aspecto que está frequentemente na mente das pessoas e dos governos. Por esse motivo, é natural que o meio corporativo se envolva em discussões que afetam o meio ambiente e as necessidades da sociedade.
- Vantagens Competitivas
É comum que o mercado consumidor favoreça empresas que atuem de maneira ecológica e que possuem certificações pelos órgãos fiscalizadores, como é o exemplo da ISO 14000, a qual necessita de tal logística.
- Adequação à legislação ambiental
A má gestão dos resíduos provoca inúmeros danos ao meio ambiente e na qualidade de vida. Alguns desses danos são legalmente puníveis, como prevê a Lei nº 12.305 citada anteriormente.
Como posso aplicar a Logística Reversa na minha empresa?
Para inserir e utilizar a Logística Reversa em sua empresa, deve-se sempre pensar no caminho contrário da venda do produto. Em suma, é imprescindível que a empresa conheça a fundo a natureza do bem que vende assim como toda a cadeia de insumos utilizada em sua produção. Todavia, é preciso ressaltar que a instituição precisa somente garantir que os resíduos sejam reutilizados ou descartados adequadamente, mesmo fora de sua cadeia produtiva, como por meio de terceiros (ONGs, cooperativas, etc.).
Independentemente do tipo de organização, a elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos (ou PGRS) é a etapa inicial, pois é com ela que será possível delimitar as ações necessárias para o uso final adequado, e neste ponto, a Legado Consultoria Júnior pode lhe auxiliar, com experiência na área e auxílio das pesquisas de ponta e conhecimento inovador, estamos prontos para elaborar planos personalizados para sanar a dor da sua empresa. Após obter o PGRS, pode ser contratada uma empresa especializada na implementação desta ferramenta
Por fim…
Sempre é muito importante destacar que o lixo para uma empresa pode ser utilizado como matéria-prima para produção de novos produtos de outras empresas, que acabam por empregar novos trabalhadores e assim fazer a economia alavancar, como o ideal de economia circular fala que tem de ser!
Finalmente, é evidente que a Logística Reversa não somente atende à economia e ao mercado, como também tem um foco muito grande na preservação e conservação do aspecto socioambiental, por diminuir resíduos gerados, reaproveitá-los, reutilizá-los ou destiná-los ao lugar apropriado. Esse sistema se mostra, portanto, um grande aliado, tanto das empresas e governos quanto dos cidadãos que buscam ampliar a consciência ambiental e assim garantir a boa vivência das futuras gerações.
Quer saber mais sobre a Legado Consultoria Júnior e nossos serviços? Dê uma olhada no nosso Instagram, Linkedin e Facebook!