Análise sensorial: Utilização dos sentidos na diferenciação dos produtos

Cabine de análise sensorial

“Análise sensorial: Utilização dos sentidos na diferenciação dos produtos” por Marina Cardoso, ex-coordenadora de projetos da Legado Consultoria Jr 

Todo dia novos produtos chegam à mesa do consumidor, e os alimentos são os que se apresentam em maior quantidade. Por exemplo, para a maioria das pessoas, parece que estes produtos aparecem nas prateleiras dos supermercados em um passe de mágica. Entretanto, nada acontece de uma hora para outra dentro da indústria.

Para que um novo produto chegue ao consumidor são necessários muitos estudos. Por exemplo,  processos de produção, formulação, marketing e mercado, sendo, na maioria dos casos, realizados testes sensoriais. Mas você pode estar se perguntando, “o que é a análise sensorial e como ela ajudaria ao produtor?” Vamos lá que eu te explico!

O que é a análise sensorial?

A análise sensorial é um método utilizado para medir, analisar e interpretar as características de diversos produtos. Baseado nos conhecimentos de fisiologia, psicologia, ciência dos alimentos e até estatística, é possível, hoje, a utilização dos sentidos (olfato, visão, paladar, audição e tato) na análise dessas características. Além disso, é importante ressaltar que a análise sensorial pode ser feita em diversos produtos. Aqui, abordaremos sobre essa análise realizada em alimentos, uma vez que é largamente aplicado.

Importância

Sua importância se dá pela possibilidade de determinar a influência de diversos fatores, como formulação, tempo, e processos sobre as características sensoriais do mesmo. Além disso, outras justificativas são:

  1. Determinar a aceitação do produto no mercado;
  2. Comparar amostras comerciais;
  3. Verificação de alterações ao longo do tempo;

Como realizar uma análise sensorial?

Para que a análise sensorial seja realizada corretamente, algumas variáveis precisam ser observadas, entre elas:

  1. Ambiente de realização dos testes (necessário cabines individuais para os avaliadores);
  2. Preparação das amostras (utiliza-se códigos para se referir a cada amostra, assim o avaliador não sabe a marca e informações do gênero);
  3. Equipe de avaliadores;
  4. Ordem da apresentação das amostras;
  5. Quantidade de amostras por teste;

Área da cabine de análise sensorialUm exemplo do ambiente correto para as análises pode ser encontrado na Escola de Química da UFRJ, onde fica localizada a sede da empresa Legado Consultoria Jr. Aqui, os testes são realizados com qualidade e segurança.



Separamos um post sobre os tipos de testes que são feitos na análise sensorial, não deixe de conferir. Se interessou por fazer uma análise sensorial do seu produto? Faça seu orçamento grátis com a Legado, ou preencha o formulário abaixo! Para ficar por dentro de mais conteúdos como esse, siga o nosso perfil no Instagram.

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