Os benefícios da sustentabilidade para a sua marca
Vivemos na era da informação. Com o avanço da tecnologia, o conceito de globalização se manifesta de todas as formas no cotidiano da população. Esse processo de integração política, econômica e cultural faz com que as tendências mundiais fiquem cada vez mais fortes. Com isso, a aproximação das áreas de pensamento abre espaço para a criação de novos conceitos ligados à sustentabilidade, que refletem a conjuntura do pensamento global.
Nesse sentido, surge o conceito de economia sustentável. Apesar de ser um conceito amplo e explorado por diversos autores, como Ignacy Sahcs, Ricardo Abramovay, Amartya Sen e Sudhir Anand, a expressão traz como foco central o uso inteligente dos recursos naturais. A ideia sugere mudanças econômicas e sociais, para que seja possível atingir o bem-estar da população no presente, mas se preocupando também com as gerações futuras.
A tendência ambiental e o consumo consciente
A intensificação da ação humana no planeta e o consumo desenfreado de seus recursos vêm sendo assuntos bastante discutidos. Essa reflexão, que é pauta desde o início das Conferências Ambientais, se tornou mais forte à medida que o impacto do homem fez-se mais aparente. Os desastres ambientais, as mudanças climáticas, a escassez de recursos e a poluição são alguns dos temas motivadores dos estudos, teorias e conceitos que instigam e provocam a mudança de comportamento.
“Em 2050 haverá mais plástico que peixe nos oceanos”, apontou estudo divulgado em 2016 pelo Fórum Econômico de Davos. Com todas as pesquisas, como esta, que apontam o dano já causado no planeta, ficou claro que a única alternativa é apostar em ações e escolhas sustentáveis. Essa revolução abriu os olhos dos consumidores, que passaram a enxergar novas prioridades no momento de compra. Assim, marcas preocupadas com as pautas ambientais ganharam destaque no mercado, mostrando que a sustentabilidade se tornou uma vantagem competitiva.
Como se adaptar a esse novo mercado?
Imersas nessa nova onda de consumo, em que o público se tornou muito mais consciente, as empresas precisam se reinventar, adotando um caráter mais ‘verde’. Porém, para se tornar uma marca sustentável é preciso entender os conceitos envolvidos nessa revolução, adaptando todo o processo produtivo para que estes estejam em concordância.
Tendo isso em mente, é hora de começar a agir, buscando mudanças que vão tornar a empresa mais competitiva, agregando mais valor à marca. Apesar do que se pensa, ser uma marca com consciência ambiental não custa caro e os benefícios são bem maiores que o investimento.
Por onde começar?
Dito isso, é importante mencionar alguns conceitos que vão ajudar a nortear a transição da sua marca. Em primeiro lugar, é preciso compreender o impacto ambiental do seu processo produtivo. Nesse contexto manifesta-se o conceito de pegada ambiental.
A pegada ambiental busca analisar o conflito entre as demandas humanas e a capacidade regenerativa do planeta. Ou seja, o conceito tem como objetivo comparar a biocapacidade do planeta com o consumo humano e toda extração de recursos naturais que está por trás deste. Trata-se de um dado muito importante para trazer consciência aos consumidores, fazendo com que eles reflitam sobre seus hábitos e suas escolhas no momento de compra. Nessa lógica, a organização Global Footprint Network criou uma calculadora online , onde é possível medir o tamanho da sua pegada ambiental.
Seguindo essa linha, surge o conceito pegada de carbono, que mede a quantidade de CO2 emitida na atmosfera por pessoa, empresa ou evento. Ou seja, mede o impacto direto ou indireto de ações humanas em nossa atmosfera, podendo ser feito inclusive para medir os danos causados durante a vida útil de um produto. Esse conceito vem sendo bastante explorado pelas empresas, já que uma das formas de compensar o impacto da sua marca é neutralizando o CO2 emitido no processo produtivo.
Seja a alternativa sustentável que o seu consumidor busca
Para se tornar a marca que seu consumidor busca, é preciso ir além. Ou seja, não basta compreender seu impacto, é preciso se responsabilizar por eles, buscando mudanças nos processos e se posicionando para o seu público. Assim, você criará uma identificação da sua empresa, de forma que eles se inspirem nas suas escolhas sustentáveis e queiram fazer parte desse processo.
Para escolher as mudanças nos processos é preciso analisar os fatores ambientais atingidos pela marca. Como alternativas sustentáveis, pode-se adotar, por exemplo, a logística reversa, escolhas de embalagens sustentáveis, reutilização da água no processo produtivo, tratamento dos efluentes gerados e compensação das emissões de carbono.
Para essa última, já existe um mercado enorme de créditos de carbono que facilita o processo. Além disso, uma outra forma de compensar as emissões de CO2 é através da neutralização de carbono. Faz-se, portanto, um levantamento de toda a emissão de carbono decorrente daquela atividade, que será compensada através do plantio de mudas equivalente ao impacto gerado.
Aproveite os benefícios do seu compromisso ambiental
Optar por tornar sua atividade sustentável traz benefícios que vão além do impacto ambiental. Em uma era com consumidores mais conscientes, ser uma marca verde traz muitas vantagens competitivas. Isso gera um impacto econômico interessante para a marca, seja em um evento ou no sucesso de um produto.
No entanto, para fazer bom uso desses benefícios, é preciso traçar uma boa estratégia de marketing verde. Ou seja, promover de forma positiva seu produto, serviço, evento ou empresa, mostrando engajamento socioambiental para o seu público e expondo as ações sustentáveis da sua marca.
Sendo assim, uma forma rápida de reconhecimento, que cria uma ligação direta entre seu produto e a sustentabilidade, são os Selos Ambientais, como o Selo Verde. Os selos, por estarem “na cara” do produto, fazem com que a identificação seja imediata, criando uma preferência no momento da compra.
Além disso, fazer uma boa estratégia nas redes sociais e criar uma comunidade que se identifique com os valores da marca são caminhos importantes para gerar reconhecimento. Pequenas ações, se bem feitas, podem gerar grandes resultados. Por isso, compartilhe todas as boas práticas da sua marca com seu público. Pois isso gerará admiração, fazendo com que eles optem pelo seu produto no momento da compra.
Saiba mais sobre o Selo Verde e como ele pode beneficiar seu produto!
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