Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030
Sabe-se com bastante clareza que nossa estadia neste planeta é responsável por uma gama de impactos ambientais de curto e longo prazo. Sabe-se também que, caso não tomemos atitudes efetivas o quanto antes, esses impactos podem dificultar bastante o bem estar da população em geral. Essa preocupação começou a ganhar espaço no cenário internacional entre as décadas de 70 e 80. O relatório “Nosso Futuro Comum” (ou relatório Brundtland) de 1987 foi elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU. Ele busca definir um conceito de sustentabilidade como:
“O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.”
Um Breve Histórico
O tema continuou em alta entre os líderes mundiais até o evento internacional de 1992 chamado Rio-92. Nele elaborou-se a Agenda 21, que modelava o desenvolvimento com foco no ser humano e na preservação do meio ambiente. A ideia era elaborar planos de ação para um futuro mais sustentável no século XXI que se aproximava. Esse marco estabeleceu um compromisso internacional para com o desenvolvimento sustentável, uma vez reconhecida sua importância para que o crescimento econômico não esbarrasse na integridade social e ambiental dos países.
A elaboração de metas mais concretas para esse fim também passou a ser trabalhada durante a Cúpula do Milênio das Nações Unidas em 2000. Nela foram elaborados os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), 8 ao total. Já em 2012, realizou-se outro encontro, a Rio +20, para tratar do assunto e renovar o compromisso com a sustentabilidade. O documento elaborado nela, chamado “O Futuro que Queremos”, destaca o conceito de economia verde e reafirma o risco que as mudanças climáticas representam.
Em 2015, durante a Assembleia Geral da ONU, foi feito um novo plano para renovar as metas para o período pós-2015. O documento “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” traz 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com 169 metas para os 15 anos seguintes. A Agenda 2030 destaca o desenvolvimento sustentável em 3 dimensões: econômica, social e ambiental. Ela convoca toda a comunidade global, no nível institucional e individual, para contribuir com seus ODS e pensar o futuro de forma mais consciente. Você pode conferir com mais detalhes o planejamento completo no site oficial. Os ODS são:
E o que isso tem a ver com a Legado?
Tudo. Aliás, não só conosco mas com todo o Movimento Empresa Júnior (MEJ), do qual fazemos parte. Uma empresa júnior, por oferecer preços abaixo do mercado, consegue democratizar o acesso de serviços de consultoria para pequenas empresas e empreendedores. Com isso, os ajudamos a realizar seus sonhos e trazer desenvolvimento para a comunidade. Nesse processo, agregamos experiência também ao estudante envolvido nos projetos, formando um profissional mais completo.
Uma das atuais batalhas do movimento é a realização de Projetos de Alto Impacto. Os dois critérios para isso são atender a pelo menos um dos ODS da ONU e receber um NPS promotor (9 ou 10) ao final do projeto. EJs que realizam suficientes projetos dessa natureza, alcançam a meta de Alto Impacto e recebem um reconhecimento nesse sentido. A Legado, já premiada no ano de 2020 com o título de Empresa Júnior de Alto Impacto, está em busca desta meta novamente para este ano.
Presente e Futuro
Para o planejamento do próximo triênio do MEJ, os ODS ainda estão presentes dentro da batalha de Soluções Inovadoras, mostrando sua importância. Além do cumprimento de um dos ODS, uma solução é considerada inovadora quando possui um bom CSAT (Customer Satisfaction Score), representa pelo menos 10% da meta de faturamento e atinge o mercado ideal dessa solução. Para mais detalhes sobre esse planejamento estratégico, que será implementado a partir do ano que vem, confira este documento elaborado pelo próprio MEJ.
Os ODS e a Agenda 2030 são muito relevantes em todos os níveis da nossa atuação como empresa júnior. Não apenas, mas procuramos sempre ter esse fator em mente na realização de nossos projetos porque realmente acreditamos nisso. Queremos trazer impacto para nossos clientes, nossos membros e nossa sociedade como um todo. Como um de nossos valores, “Ser o Legado” abrange essa ideia. Legal, né? Temos projetos relacionados a empreendedorismo e sustentabilidade, temas muito caros à Agenda 2030. Vem conhecer mais do nosso trabalho e acompanhe essa história de sucesso!
Gostou do conteúdo e tem vontade de se juntar às causas sustentáveis? A Legado Consultoria realiza projetos nessa área, como Módulos Fotovoltaicos e Neutralização de Carbono! Entre em contato conosco!