Você realmente sabe o que é a Engenharia de Alimentos?
A indústria alimentícia está a todo momento passando por uma série de inovações, com a inserção de novos alimentos e otimização da cadeia produtiva, mas você já se perguntou qual profissional é responsável por essas modificações?
O Engenheiro de Alimentos está intimamente ligado a essas inovações. Ele pensa nas mais variadas formas de fornecer alimentos com alta qualidade, utilizando-se de processos altamente tecnológicos e seguros em escala industrial. Esse profissional estuda para entender como funciona todo o processo produtivo para então estudar formas de otimizar etapas, evitando perdas e aumentando a eficiência.
Ele tem a grande missão de atuar em todas as etapas que constituem a cadeia produtiva da indústria. Desde a escolha adequada da matéria prima, desenvolvimento de técnicas e equipamentos que serão necessários para a fabricação, até o armazenamento do produto final.
Esse engenheiro é quem vai estabelecer como deve ser feito o transporte, o armazenamento, a embalagem, as informações necessárias nos rótulos, e o tempo de comercialização dos alimentos. É responsável também por criar fórmulas que assegurem a qualidade do sabor, cor, valor nutricional, e a consistência dos alimentos.
A Engenharia de Alimentos é um dos cursos da Escola de Química da UFRJ, e também uma das áreas de atuação da Legado Consultoria, visto que uma parte de nossos membros cursa essa graduação.
Engenharia de Alimentos vs Nutrição
Existem muitas dúvidas com relação ao papel do nutricionista e do engenheiro de alimentos. Ambas as profissões possuem papel importantíssimo na sociedade, mas suas áreas de atuação são bem distintas. No primeiro caso, temos um profissional da área de saúde que estuda para entender os efeitos dos alimentos no organismo humano. Já no caso do engenheiro, temos um profissional da área de exatas que estuda as características físico-químicas dos alimentos e seus processos produtivos. Ele elabora fórmulas e desenvolve técnicas para assegurar a integridade dos produtos que serão comercializados, sendo capaz de produzir em larga escala na indústria. É necessário o conhecimento das operações unitárias utilizadas em cada etapa, quantificar rendimento e produtividade, além de outros conhecimentos que utilizam como base a matemática, química, física e biologia.
A Engenharia de Alimentos é uma profissão relativamente nova, mas que a cada ano se torna mais essencial. Como a demanda por uma alimentação de qualidade tem aumentado, é desafio do engenheiro otimizar o processo produtivo e desenvolver técnicas que sejam sustentáveis ao meio ambiente.
Você é um empreendedor da área de alimentos? Precisa de ajuda para realizar a conservação, formulação ou rotulagem nutricional de seus produtos? Fazemos um serviço de consultoria especializado para sua situação! Entre em contato conosco para conhecer melhor!