Já pensou no mercado de cerveja artesanal? Então leia isso agora!

por Gabriel De Jong, Secretário Geral da Legado Consultoria Jr.

Beba menos, beba melhor: esse é o lema das cervejas artesanais!

O quê antes era apenas um nicho, hoje é “membro titular” na vida de muitos brasileiros. O Brasil é o terceiro maior mercado de cervejas, comerciais e artesanais, do mundo, atrás de EUA e China. Só em 2013 foram produzidos 13,5 bilhões de litros de cerveja, garantindo um faturamento de R$ 55 bilhões, valor 60% maior se comparado ao ano de 2009!

Estamos falando de um setor novo e muito peculiar. Quem prova, dificilmente larga e quem entra, dificilmente desiste. É um espaço de pessoas apaixonadas produzindo para pessoas apaixonadas.

O mestre cervejeiro, título ao qual se auto intitulam com muito orgulho, é um perfil de empreendedor forte dessa década. São descritos como os donos do negócio que ainda intervem na produção. Ou seja, apesar de serem responsáveis pela parte administrativa do negócio, também vêem o outro lado: a receita e a técnica. Portanto, no final, a balança leva ao equilíbrio de um negócio saudável sem comprometer a qualidade do produto final.

Nós, os clientes, buscamos cervejas artesanais de qualidade que agucem nossos sentidos. Por preços mais baixos que em outras bebidas obtemos variabilidade, poder de escolha, combinações e harmonizações ilimitadas, ganhando poder de barganha pouco realizável, quando fala-se de outros seguimentos de bebidas. O bom bebedor segue uma evolução própria, da pilsen às de trigo, das belgas às IPAs, etc… ficando a gosto de cada um.

A maioria do consumidor brasileiro gasta em média R$15,50 por cerveja artesanal. fonte: Sebrae

 

Chega de falar de nós! Vamos falar de trabalho, o motivo pelo o qual escrevo esse texto. Quem podemos ser e onde podemos chegar nesse mar de oportunidades?

As oportunidades são diretamente proporcionais a fatores propícios do local em que estamos imersos. Considerando a cidade do Rio de Janeiro como referência, temos os seguintes fatores a nosso favor:

    1. Áreas de lazer: a cidade oferece variedade de espaços abertos de convivência para foodtrucks e beertrucks em diversos bairros, usualmente em domingos, como na Tijuca, Ipanema, Botafogo e Barra;
    2. Materiais: lojas e grupos de cervejeiros estão em todo lugar, prontos para te indicar os lugares certos para a compra de equipamentos e insumos;
    3. Eventos e festivais: hospedamos o Mondial de la Bière, o mais importante salão de cervejas artesanais e premium das Américas. Além de outras diferentes oportunidades de vender sua marca, como o HUBeer, que acontece semanalmente no Ilha do Fundão – RJ, o Breja – Festival de Cerveja Artesanal, ou em bares com personalidade própria e público apreciador de uma boa cerveja artesanal;
  1. O Gastro Beer Rio é uma boa oportunidade para expor sua cerveja artesanal.
  2. Turismo: o fluxo de turistas é constante na cidade, atingindo picos durante os meses do verão. Turistas são um ótimo público para o seu negócio, afinal cerveja é quase uma linguagem internacional;
  3. Gastronomia: a cidade está bombando na gastronomia gourmet, conseguir parcerias é mutuamente interessante. Cervejas como a Therezópolis investem na harmonização para que seus clientes escolham a cerveja certa para o prato a ser servido, de forma a impressionar o consumidor;

Voltando ao Mondial de la Bière, a cada edição do evento, há aumento do número de cervejarias participantes e, com isso, aumento da competitividade. Só em 2016 foram mais de 10.000 marcas e 40.000 adeptos do consumo de cervejas de diferentes tipos.

No ranking das melhores cervejas encontram-se cervejarias de diferentes regiões do Brasil. A mineira Bäcker, ganhou a medalha de platina (maior prêmio do evento), enquanto sua conterrânea, a Wäls, foi a maior medalhista do evento. A O Motim, carioquíssima, destacou-se pela cerveja de estilo Belga tipo saison (francês monamour) chamada de “Canudos”. Pessoalmente, meus colegas da OverHop levaram fácil o prêmio de campeã do evento com a Hazy, uma cerveja exótica no mercado pois só é vista em eventos de “BeerTruck”

E se ler isso tudo te motivou a abrir aquela gelada… que bom! Porque minha intenção é te motivar a entrar nessa onda. Dificilmente a divulgação da informação por trás da produção de cerveja foi, ou será, tão ampla como hoje.

Saia agora para juntar uns amigos e material, faça sua receita, mostre ao mundo suas habilidades e, o principal de tudo: divirta-se! Aí depois disso sim você abre uma, duas, três, qaurto, cnico… burp…

Se interessou? Venha formular conosco!

A Legado Consultoria Junior pode te ajudar a formular uma cerveja artesanal com as características desejadas especialmente para você! Entre em contato conosco e faça parte de um dos maiores mercados de bebidas do mundo!

 

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