Entenda o que significa BPF e POP no ramo de alimentos

Notícias sobre fiscalização, apreensão e descarte de alimentos são rotineiros. No Rio de Janeiro ocorreu, em 2023, uma operação do Procon Estadual com Delegacia do Consumidor – Decon nas zona norte e oeste e nos municípios de Nova Iguaçu, São Gonçalo e Niterói, com o objetivo de apurar denúncias e cumprir solicitação do Ministério Público do Rio de Janeiro- MPRJ. Surpreendentemente, dos 15 mercados fiscalizados, 11 foram autuados. Isso porque foram encontrados 231,2 kg de alimentos vencidos e 248,9 kg de alimentos sem qualquer especificação de manipulação ou validade, o que torna os alimentos impróprios para o consumo e colocam em risco a saúde do consumidor. Nesse tipo de operação, verifica-se o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e também dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s), exigidos pela legislação. Mas por que existem? Seria regulamentação excessiva?

A área de alimentos, assim como muitas outras, possui riscos atrelados em suas operações diárias. Porém, historicamente, vemos que os procedimentos operacionais nem sempre tiveram os cuidados e a atenção necessária. Muitos casos de surtos alimentares (pela falta da segurança do alimentos) não eram tratados com rigor pertinente. Isso acabou por desincentivar empresários do ramo, grandes ou pequenos, a desenvolverem padrões de qualidade necessários para garantir a saúde e bem estar do consumidor. Contudo, desde meados de 2010, esta cultura vêm sofrendo uma lenta mudança: órgãos reguladores e/ou de fiscalização têm atuado mais fortemente junto à indústria e comerciantes/lojistas. Mas a pergunta é: como você, pequeno e médio empresário, pode se preparar para esta situação?

Uma excelente saída para não se sujeitar a possibilidades como essas é a implementação do manual de Boas Práticas de Fabricação, um dos serviços prestados pela Legado, com inspeções e verificações constantes para controle de qualidade. Mas o que é esse famoso Manual de BPF? Ele é, simplesmente, o requisito para garantir operações internas de qualidade e oferecer produtos seguros para o seu cliente. Esse tipo de manual é utilizado em diversas indústrias, mas nesse texto focaremos no setor alimentício.

Seguindo a legislação RDC 216, publicada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária – âmbito federal), temos: Instalações (Ambiente); Pessoal; Operações (Físicas); Controle de Pragas; Controle de Matéria-Prima (ou Insumos) e suas Logísticas; Registros, Documentação e Rastreabilidade.

Para as instalações, alguns cuidados devem ser tomados ao se iniciar o projeto do ambiente de produção: desde a facilidade e otimização de  limpeza e manutenção, passando pela organização do fluxo produtivo (evitando assim quaisquer contaminações cruzadas), até a própria iluminação interna e instalações elétricas.

Quanto ao pessoal, deve-se ater à todos os processos que envolvem os colaboradores e funcionários da organização. Uso de EPI’s (proteção individual e higiene), procedimentos de sanitização, instruções quanto à manipulação de matéria-prima e vestimenta em ambiente produtivo são alguns exemplos. Todos estes requerem treinamentos e capacitações periódicas para os funcionários.

Nas Operações é necessária atenção quanto à recepção (e controle da qualidade) da matéria prima, estocagem e identificação, processamento, embalagem/envase e armazenagem anterior à venda ou distribuição.

Em controle de pragas emprega-se o uso de técnicas e produtos com fins de evitar a presença de roedores, insetos, pássaros e outros. O controle deve ser feito tanto na parte interna (dos funcionários e processamentos em si) quanto externa (dos clientes).

A elaboração dos checklists de verificação periódica, diretrizes de instruções de trabalho e os próprios POP’s são parte do BPF. A partir da análise profunda, mapeamento completo e execução destes tópicos abordados, é possível iniciar a consolidação do seu Manual de Boas Práticas de Fabricação.

check bpf

Mas espera, POP? Mais siglas? O que isso significa? É tranquilo, olha só: POP’s são documentos exigidos nas mais diversas indústrias e setores, com finalidade de garantir a qualidade e execução de todos os procedimentos, técnicas e cuidados em operações em geral. Uma cartilha orientando a correta lavagem e higienização de mãos pré manipulação é um exemplo de POP. Viu como é simples? E adivinha: Eles fazem parte do manual de BPF!

E aí, seu empreendimento está seguindo todos os requesitos? Não? Não sabe por onde começar? A Legado Consultoria Jr. está pronta para auxiliar o seu negócio nos desafios a serem superados para que você continue no caminho do sucesso!

Ficou interessado? Faça um orçamento grátis com a gente! Quer ficar por dentro de outros conteúdos irados como esse? Curta a nossa página no Instagram!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

Descreva, com mais detalhes, o motivo do contato. Exemplo: Orçamento para formulação de linha própria de gloss e esfoliante para corpo.
Como podemos ajudar?