Neutralização de carbono: uma alternativa necessária
“Neutralização de carbono: uma alternativa necessária”, por Eduardo Martins, coordenador de projetos da Legado Consultoria Jr
Em toda atividade realizada por empresas, há uma geração de gás carbônico inerente. Sua produção excessiva gera o, mundialmente conhecido, efeito estufa. Porém, com o excesso de emissões atuais, aumenta também o aquecimento global. Suas consequências incluem: a diminuição do gelo nas calotas polares, o aumento da temperatura média dos oceanos, a mudança nas correntes marítimas, assim como o aumento do aquecimento global.
Desde 1960, cresceu a percepção da sociedade com os problemas ambientais e a necessidade de reduzi-los. A partir de 1972, começaram a ser feitas conferências mundiais que criaram políticas visando a redução da emissão de poluentes, por exemplo: a pegada de carbono e o Protocolo de Kyoto. Vale ressaltar que hoje temos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Um exemplo é a ODS 13 “Ações contra a mudança do clima” e a meta de cumpri-los até 2030. Confira o post explicativo aqui!
Atualmente, as pessoas estão mais cuidadosas e toda empresa ou evento deve criar uma reputação ambiental, a fim de manter sua credibilidade frente à sociedade. A principal medida adotada por seus gestores e organizadores é a neutralização de carbono, podendo ser gerada direta ou indiretamente pelas suas atividades.
Como realizar a neutralização de carbono?
Para o serviço de neutralização de carbono ocorrer é necessário a realização de alguns estudos prévios. Uma de suas funções é, por exemplo, quantificar quanto gás carbônico foi, ou está sendo, emitido pelo seu evento. Portanto, uma empresa especializada, como a Legado Consultoria Jr, precisa ser contratada. Após o contato com a empresa, o cliente deverá preencher um formulário. Esse formulário deve contém informações a respeito de todas as etapas do projeto/evento. Dessa forma, estima-se o gasto através do transporte, energia elétrica ou térmica, resíduos sólidos gerados, entre outros. Após encontrar o valor do gasto energético, é possível encontrar, portanto, a massa de gás carbónico liberada na atmosfera.
A neutralização de carbono é feita, em grande parte dos casos, através do plantio de árvores, ou então pela compra de créditos de carbono. Para o plantio de árvores, é calculado o número de mudas que devem ser plantadas, a fim de que a quantidade de gás carbônico que será absorvida por elas, seja igual a que está sendo emitida. Dessa forma, realizando a compensação de carbono na atmosfera. Também são doadas as mudas para que possa ser realizado o plantio.
As plantas atuam como sequestradores de carbono. Capturam o gás carbônico da atmosfera para geração de energia, necessária para o seu desenvolvimento. O balanço entre fotossíntese e respiração é sempre positivo, enquanto o organismo não for queimado ou decomposto. Além disso, este serviço também tem como vantagens a recuperação de áreas degradadas, aumento da biodiversidade local, melhoria dos recursos hídricos, preservação de nascentes e combate à erosão da terra onde houve cultivo.
Crédito de carbono
Para a compra de créditos de carbono, cada tonelada de carbono emitido equivale a 1 crédito de carbono. Desse modo, para neutralizar suas emissões, o cliente deve ir ao mercado para comprar certificados de emissões reduzidas (CER), que equivalem a toneladas de carbonos não emitidas ou retiradas da atmosfera. Sua compra é realizada no BM&FBOVESPA e seu valor oscila dependendo de diversos fatores externos, assim como as ações no mercado financeiro.
A neutralização de carbono implica, em ambos os casos, na obtenção de um Selo de Carbono Zero. Assim, a empresa pode fazer um marketing verde. Este serviço, em conjunto com iniciativas de preservação ambiental, diferencia a empresa de seus concorrentes e abre um novo nicho de possíveis clientes, aumentando assim o seu alcance no mercado e alavancando vendas e receitas. Para saber mais sobre as diferenças entre Neutralização de Carbono e Créditos de carbono, acesse esse post!
Não perca tempo! Torne, agora mesmo, a sua empresa mais sustentável e destrave o seu marketing verde! Preencha o formulário abaixo e venha fazer o orçamento grátis. Se gostou desse conteúdo, veja nossos posts relacionados e nos siga no Instagram.