O Mercado dos Cosméticos Naturais

Se existe alguma indústria contente no nosso país, essa seria a de cosméticos. O Brasil, em 2019, faturou mais de 116,8 bilhões de reais, tornando-se o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, de acordo com o Euromonitor International. Rodeados e bombardeados de propaganda e pressão estética, os brasileiros são alvos constantes de promessas milagrosas que prometem proporcionar a aparência dos sonhos de qualquer pessoa. Pele impecável, estrutura óssea invejável, cabelo hidratado e brilhoso e maquiagem de atriz da Globo. Muitos submetem-se a desnecessários e caríssimos procedimentos e produtos. É indiscutível que o Brasil é um mercado aberto e fértil para a comercialização de cosméticos.

Dito isso, introduzimos o principal assunto desse artigo. Um ramo da indústria de cosméticos vem crescendo na nossa sociedade, prometendo faturar mais de 130 bilhões de reais até em 2025: a Cosmetologia Natural. A cada ano, o consumidor brasileiro torna-se mais crítico aos produtos que consome e utiliza em seu corpo. Sempre atento à quantidade de ingredientes sintéticos e naturais existentes, à sustentabilidade ambiental que a marca mostra ter e à qualidade e periculosidade do produto. Tais preocupações tornaram-se os reagentes essenciais para a expansão comercial desse mercado que vem mudando o modo como enxergamos e tratamos tanto nosso corpo como o meio ambiente.

Em primeiro lugar, o que são cosméticos naturais? São aqueles cosméticos cuja formulação é composta por matérias primas naturais, de origem vegetal ou mineral, não sendo utilizado aditivos químicos, metais pesados, derivados de petróleo ou substâncias tóxicas em sua composição. Também, para serem considerados naturais, os produtos não podem ser testados em animais. Sabonetes, xampus, condicionadores, séruns, cremes hidratantes, esfoliantes, demaquilantes, óleos essenciais, desodorantes, dentre muitos outros são vários exemplos de cosméticos que podem ser feitos naturalmente, e, muitas das vezes, em casa.

Em segundo lugar, é preciso entender quais as motivações para investir nesse setor do mercado de cosméticos. Apresentaremos três deles:

1 – Sustentabilidade

1.1 – Preocupação Ambiental: A conscientização ambiental tem tomado impulso cada vez maior. Com todo esse debate e legislações ambientais, os consumidores têm dado atenção significativa às matérias primas e às origens dos produtos. De acordo com o estudo da Kantar Worldpanel, 57.7% dos brasileiros garantem ter a proteção ambiental como principal motivação para sua preferência pelos produtos naturais.

1.2 – Estilo de vida: O poder da sustentabilidade como estilo de vida resulta em um sentimento de orgulho junto a uma forte conscientização acerca dos ingredientes utilizados. O consumidor necessita passar por uma grande transformação de hábitos. Não basta apenas substituir o xampu, deve-se substituir todos os produtos que se usa no cabelo, no rosto, no braço, nas axilas, nas pernas, e assim por diante.

2- Saúde

2.1 – Muitos cosméticos convencionais apresentam componentes nocivos à saúde. São exemplos os conservantes, parabenos, corantes sintéticos, alumínio, silicones, metais pesados e Oxibenzona. Alguns são comprovadamente alergênicos à pele e, em alguns casos, cancerígenos. Mesmo que não ocorram tais episódios, o mero risco já preocupa os consumidores, com a devida razão. Por isso, a preferência na utilização de cosméticos naturais é tão grande. Eles possuem boa compatibilidade com o corpo humano, nutrindo e penetrando completamente o cabelo, a pele, o couro cabeludo, etc. Eles ajudam a manter a nossa saúde e a melhorar nossa qualidade de vida.

3 – Tendência

3.1 – A Mintel, agência líder mundial em inteligência de mercado, publicou as quatro tendências globais de beleza em 2018, e entre elas, a sustentabilidade e os ingredientes naturais se tornam promissores para esse ano. Não é a toa que, de acordo com a pesquisa da UNESP, prevê-se que o mercado global de cosméticos naturais crescerá entre 8% e 25% ao ano.

No Brasil, por fim, o que não falta são cursos de introdução à cosmetologia natural, demanda de mercado e, o mais importante, a variedade exorbitante de ingredientes nacionais. Sem dúvida, introduzir-se nesse mercado não é um trabalho complexo. Diversas instituições de ensinos e empresas propõem-se a ensinar tudo sobre formulação de cosméticos com a didática de profissionais qualificados e de confiança. Além disso, toda a gama de diferentes ingredientes naturais com as quais se pode trabalhar permite uma inovação constante do mercado e exclusividade para seu negócio, ao mesmo tempo que mais brasileiros descobrem esse novo mundo da Cosmetologia Natural. 

Mais verde, mais saudável, mais humano.

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