Processo seletivo: como se preparar?
“Processo seletivo: como se preparar?” por Marcos Cunha, ex-assessor financeiro e editado por Mariana Montaño ex-coordenadora de Comunicação da Legado Consultoria Júnior.
Planejamento e preparação. Essas são as palavras-chave para conseguir ser aprovado naquele processo seletivo. No entanto, como se planejar? O que deve ser feito para estar preparado para qualquer situação? Vamos te dizer os principais pontos para alcançar seu objetivo!
O primeiro passo é conhecer a empresa e o cenário em que ela atua. Busque sua missão e atual visão, assim como seus concorrentes e seus principais produtos/serviços. Além disso, é de extrema importância conhecer e se adequar a todos os valores da empresa. Essas informações dizem muito sobre seus ideais, seu ambiente de trabalho e seus funcionários, então incorpore esses valores às suas respostas e tomadas de decisão ao longo das dinâmicas e entrevistas.
Também é importante conhecer a cultura da empresa, o dia a dia e os principais desafios de quem trabalha lá. Muitas empresas promovem eventos abertos ao público, como visitas às suas instalações, cursos, desafios ou até mesas redondas e palestras organizadas por outras iniciativas. Fique de olho, pois essas são ótimas oportunidades de conversar com pessoas de dentro e entender melhor o tipo de perfil desejado pela instituição.
Tendo todas essas informações, como começar a pensar nas etapas do processo seletivo?
O currículo é a primeira visão que o avaliador tem de você, então busque participar de atividades ou cursos relacionados à área que deseja trabalhar e/ou que estejam alinhadas aos ideais da empresa. Existem muitas iniciativas estudantis que proporcionam essas oportunidades, por exemplo, ações sociais, que promovem experiências altruístas e solidárias, ou empresas juniores, que promovem um ambiente de trabalho em equipe e um amplo aprendizado sobre o mundo corporativo.
Geralmente as próximas etapas são as dinâmicas e entrevistas, sendo que nesse momento existem alguns pontos cruciais a serem pensados. Já abordamos o primeiro deles nesse post: ter em mente os valores da empresa ao explicitar sua visão ou posicionamento a cerca de um tema. Além disso, é importante saber suas qualidades e defeitos, pois pode ter certeza que esse tema será abordado em algum momento ao longo dessas etapas. Você precisa saber realçar suas características positivas e ter soluções que contornem as suas características negativas, de maneira que esses pontos fracos não sejam impedimentos para você.
Um ponto, que podemos julgar como bem importante, é ter o pensamento do avaliador, entender o que está sendo avaliado e saber quais são as respostas esperadas. Esta mentalidade te ajuda a se diferenciar dos demais e chamar a atenção do entrevistador.
Mas como fazer isso? Nos deparamos novamente com um problema que pode ser resolvido pela participação em iniciativas estudantis. Nelas, além de participar de seus processos seletivos e ganhar experiência, você pode estar próximo dos avaliadores ou até ser um deles.
Enfim, tendo todos esses passos em mente, você terá uma vantagem com relação aos outros participantes e estará muito mais perto de conquistar seu objetivo. Lembre-se sempre de manter a calma, se manter em constante evolução e que a realização desse sonho só depende de você.
Quer saber mais sobre a Legado Consultoria Júnior e nossos serviços? Dê uma olhada no nosso site!
Para ficar por dentro de mais conteúdos como esse, curta a nossa página no Instagram!