Tendências no mercado de alimentos

A indústria de alimentos é dinâmica e está constantemente se adaptando às mudanças nas preferências dos consumidores, avanços tecnológicos e preocupações com a saúde e sustentabilidade.

Alimentos de origem vegetal, com apelo saudável e gostinho de ervas, especiarias ou frutas mais exóticas estão entre as tendências que devem dominar a indústria alimentícia e as preferências dos brasileiros na próxima temporada. 

Quer saber um pouco mais sobre as tendências do mercado de alimentos na atualidade? A gente explica tudo nesse texto!!

Plantbased

Após a pandemia, a crescente preocupação com o aumento da imunidade e o bem-estar emocional impulsionou a busca por produtos mais saudáveis. No Brasil e na América Latina, destaca-se a ascensão dos alimentos veganos e plant-based (ou seja, produtos alimentícios que são predominantemente derivados de plantas), emergindo como a principal tendência do mercado.

Outro fenômeno que se consolida é a procura por produtos mais naturais e com menor teor de conservantes. Estudos confirmam que a atenção voltada para a saúde e o meio ambiente está no foco dos consumidores. 

Quanto às “alegações nutricionais”, opções livres de aditivos, ricas em proteína e com menor teor de gordura mantiveram sua posição de destaque nos últimos cinco anos. No entanto, recentemente, os holofotes têm se voltado para os produtos de origem vegetal, com menor teor de açúcar e mais fibras.

Prevê-se também a popularização de bebidas e alimentos que prometem proporcionar energia extra, fortalecer a imunidade e oferecer propriedades probióticas.

Novas combinações

Explorar novos sabores e escapar do convencional é outra tendência que se sobressai. Nesse contexto, sabores mais exóticos estão ganhando destaque no universo dos doces, incorporando frutos regionais como cupuaçu e graviola, clássicos drinks como caipirinha, e sobremesas populares, a exemplo do banoffee e da torta de limão.

No mundo dos salgados e snacks, ingredientes como queijo, presunto e bacon agora compartilham espaço com ervas e temperos menos convencionais, como alecrim, alho-poró, molho pesto, wasabi e pimenta chipotle.

No segmento de bebidas, ingredientes e combinações menos tradicionais conquistam espaço. Além das frutas, sabores como camomila, chá branco, jasmim, lavanda e coentro estão em alta, refletindo um comportamento cada vez mais comum entre os consumidores: a busca por produtos que proporcionem não apenas sabor, mas também uma sensação de paz e bem-estar.

Sustentabilidade

A crescente demanda por alimentos sustentáveis é uma tendência inegável entre os consumidores, e parece ser uma mudança permanente. Contudo, devido ao aumento do custo de vida,  as pessoas não querem pagar a mais por essa sustentabilidade. 

Assim,  a  procura por embalagens e formatos distintos, visando minimizar o impacto ambiental, também figura entre as tendências para o setor alimentício. Além de contribuir para a preservação dos recursos naturais, investir nesse tipo de iniciativa também ajuda a empresa a diminuir gastos que não colaboram para o desenvolvimento sustentável do negócio.

Soluções personalizadas

Pesquisas destacam a busca do público por produtos, serviços e alimentos altamente personalizados, atendendo às suas necessidades específicas. Isso inclui desde alimentos adequados a dietas específicas ( como a vegana e low carb) até soluções tecnológicas personalizáveis, como serviços de diagnóstico, rastreamento contínuo e aconselhamento nutricional individualizado, refletindo uma crescente demanda por personalização.

Variedade e qualidade das proteínas

Uma tendência em evidência é a conscientização dos consumidores sobre o consumo de proteínas, destacando o interesse por variedade e qualidade nas fontes proteicas. Essa mudança está alinhada com preocupações sustentáveis e uma abordagem positiva em relação à nutrição, resultando em um menor consumo de proteína animal. Movimentos como o flexitarianismo exemplificam esse impulso em direção a proteínas alternativas e ao bem-estar animal na produção, refletindo uma abordagem equilibrada e consciente na alimentação.

Bebidas sem álcool

As cervejas sem álcool são globalmente reconhecidas, mas os drinks sem álcool estão ganhando destaque nas tendências gastronômicas . Nos últimos anos, houve um aumento na preferência do consumidor por bebidas sem álcool, impulsionado por restrições alimentares e preocupações com a saúde.

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